31 de jul. de 2017

Sobre estilos






Eu sempre gostei muito dos desenhos das capas de revistas da Disney. O movimento e a variação do traço de arte final com pincel sempre me encantaram. A variedade de técnicas também sempre me atraiu. Olhe essas capas, que bonitas!
Outra coisa que também sempre achei muito bonito são os cenários nos desenhos animados clássicos, onde os objetos criavam "vida" para reforçar as sensações e sentimentos do telespectador.



Agora, "mudando de pau pra cavaco", quem inventou a assinatura primeiro: Walt Disney ou Will Eisner? As duas assinaturas tem até a mesma quantidade de letras. Não estou insinuando que seja plágio, mas a curiosidade é para saber quem influenciou quem. Particularmente, não acredito em artista "original". Todos começamos copiando alguém e esse exercício de copiar para aprender acaba ficando entranhado no DNA de todo artista para o resto da vida. 
Outra coisa que percebi, revendo o desenho animado clássico "Sr. Sapo" de Walt Disney (um desenho primoroso e belo, diga-se de passagem!) , foi que tem muitos movimentos de personagens que são parecidos com os desenhos do Will Eisner. As poses, caras, bocas e o jeito de desenhar as roupas. Será que era um "estilo de época"? Sei que Walt Disney nasceu em 1901 (e não era ele quem fazia os desenhos, era sua equipe) e Will Eisner nasceu em 1917 (e também teve uma pequena equipe durante um tempo). Mas, não sei se um chegou a trabalhar com o outro (porque também seria uma outra possibilidade de influências mútuas).
Independente do que tenha acontecido, eu gosto do trabalho dos dois. Ambos, merecidamente reconhecidos como os Mestres que foram em suas empreitadas na vida.
Abraço!
Rico







Nenhum comentário:

Postar um comentário